sábado, 15 de outubro de 2011

Rituais de casamento

Hoje fui ao casamento de uma pessoa que admiro basatante...e devo confessar que achei td lindo do início ao fim, chorei pacas de felicidade.. Adorei o discurso da pastora, e confesso que cheguei a ficar preocupada com a cerimônia do nosso casório, e lembro que ouvi algumas pessoas citarem rituais que são realizados em algumas cerimônias. daí busquei na internet algumas idéias para inovar a cerimônia e ter um casamento diferente. são simbologias com significados lindos... e já vou pesquisar mais pra inovar o nosso casório ;)



Abaixo, alguns exemplos:
  • Ritual do vinho
Nesse ritual  noivo e noiva bebem vinho de uma taça de cristal e, depois, o noivo a quebra, simbolizando que nunca mais ninguém beberá naquela taça.
Para evitar acidentes com cacos de vidro, a taça é envolvida em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrada no chão, com o pé.
  • Ritual das velas
Cada noivo segura uma vela, que pode ser acendida por seus pais. Juntos, usam suas velas para acender uma terceira, que fica no altar, e apagam as suas individuais. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão uma só carne.
Outra opção é colocar no altar um castiçal de três lugares, com uma vela grande e acesa no meio, que simboliza Deus. Os noivos, que seguram velas apagadas, as acendem na vela do altar e colocam no castiçal. O gesto simboliza a formação de uma nova família, com Deus no centro .
  • Ritual da areia
O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida (duas cores diferentes). Juntos, depositam 0 conteúdo em um terceiro vaso, misturando as cores de uma maneira que ninguém jamais conseguirá separar.
É uma boa pedida para noivos de países ou culturas diferentes que, casados, formarão uma família com um pouco de cada lado, mas única.
  • Ritual da lavagem de pés
Esse eu vi no casamento da Sarah e do Renê. Primeiro, a noiva senta-se em uma cadeira e tira um dos sapatos, enquando o noivo pega uma bacia de porcelana e um jarro de água perfumada. Ele então lava o pé da sua noiva e o seca. Depois, ele se senta e ela repete o rito.
O costume vem da época da Bíblia (Jesus e seus discípulos viviam lavando os pés uns dos outros), e é um símbolo de humildade, serviço e amor ao próximo.

Assim que eu ver algo novo, posto aqui.

Um comentário:

O que você achou?